quarta-feira, 25 de maio de 2011

Visita a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta!


Os alunos da Escola Estadual Profª. Nair palácio de Souza fizeram uma visita no dia 23/05  a Usina Hidrelétrica Sérgio Motta acompanhados pelos profº. Ediana Ciciliati, Fábio e Carlos Guilherme Sasso.

Durante a visita os alunos tiveram a  oportunidade de conhecer uma obra-prima da engenharia, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (que se chamava originalmente Usina Hidrelétrica Porto Primavera), instalada no Rio Paraná, e um patrimônio natural, o Parque Estadual Morro do Diabo.
 
Durante o período da manhã, os alunos  assistiram a uma palestra sobre o processo de produção e distribuição de energia elétrica e a historia da construção da usina, os alunos conheceram a parte externa desta grande obra. Percorreram o vertedouro, onde estão as comportas, e o marco zero da barragem, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, a mais de 11 Km da margem paulista do Rio Paraná. Neste local é possível fazer uma comparação entre o relevo dos dois estados e avistar parte do imenso reservatório que possui 2.250 Km² (segundo maior do país). Também é um bom local para contemplar a área da várzea direita do Rio Paraná, caracterizada pela alternância de arbustos, plantas herbáceas e lagoas. Os alunos conheceram a  Eclusa da UHE Engº Sérgio Motta, eclusa esta que integra a Hidrovia Tietê-Paraná.

 
A visita agora começa pela parte interna da usina, mais precisamente pela sala de comando e pela sala de máquinas (onde se localizam as turbinas, os geradores e a subestação de energia). Além disso, os alunos conheceram  o elevador e a escada para peixes que estão instalados na usina e que são muito usados nos períodos de piracema. Engº Sérgio Motta é a única usina da América do Sul a possuir estes dispositivos.
 









Por fim, ocorreu  a visita ao Viveiro de Produção de Mudas (Horto Florestal) da CESP e um passeio pela cidade de Primavera, planejada e construída pela CESP no início da década de 1980 para abrigar os funcionários da UHE Engº Sérgio Motta e da UHE Rosana, outra usina localizada no município de Rosana, mas construída no Rio Paranapanema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário